Como começar a fazer um trabalho acadêmico?

Atualizado: Set 11

Elaborar um trabalho de conclusão de curso pode se tornar um verdadeiro pesadelo. É um momento de muita pressão, que exige a conciliação do tempo entre a elaboração do projeto, o estudo para disciplinas curriculares, a família e amigos, além de, muitas vezes, a ausência do orientador. Quando o trabalho é em equipe, demanda muito jogo de cintura dos membros para lidarem com toda a pressão desse turbulento período.


Para conseguir elaborar um bom trabalho sem perder o prazo de entrega e correr o risco de reprovação, selecionamos algumas dicas importantes:


1) Defina o tema: Pode parecer óbvio, mas essa costuma ser a maior dificuldade de um projeto de conclusão de curso. Caso a pergunta de pesquisa não esteja bem definida, não adianta sair buscando desesperadamente pela literatura. Primeiro defina: O que você quer pesquisar? Em quem? Qual a população? Quando? Será viável fazer essa pesquisa? Que dificuldades você pode encontrar no meio do caminho? É possível revertê-las? Qual a metodologia que você pretende usar? Essa metodologia consegue responder à sua pergunta? Invista muito tempo nesta etapa. Um trabalho bem delimitado trará melhores resultados e poupará muito esforço vão.

2) Cronograma: Estabeleça um cronograma detalhado para cada etapa da pesquisa, com metas semanais e mensais. Seja realista ao elaborar o cronograma. Considere o tempo disponível considerando todos os seus demais afazeres e imprevistos.


3) Orientador: Para que o trabalho flua bem, é essencial que você tenha uma boa relação com seu orientador. Compareça sempre aos encontros marcados e priorize entregar os materiais na data solicitada.


4) Arquivos: A regra n° 1 ao fazer um trabalho acadêmico é: tenha cópias. Não confie todo seu trabalho em apenas um local. Sempre existe o risco de um eventual acidente. Grave cópias no computador, nas nuvens (como o Google Drive, One drive), envie o trabalho para seu próprio e-mail. Para facilitar, crie em seu computador uma pasta destinada apenas para esse trabalho. Dentro você pode criar novas pastas, classificando como: “Artigos” (que podem ser subclassificadas em cada tema da pesquisa); “Texto principal” (Dica: Salve diariamente com o arquivo com um novo título, para facilitar o acesso a trechos alterados, como por exemplo “Monografia.01.01.20”, “Monografia.02.01.20”, etc.); “Figuras”; "Gráficos" etc.


5) Utilize fontes e referências confiáveis: Evite usar como referências páginas de revistas comuns, blogs, opiniões. Existem plataformas de busca direcionadas justamente para pesquisa científica, como: Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo, Eric, Biblioteca do Cochrane. Você também pode usar páginas oficiais governamentais ou de instituições importantes, como IBGE, Ministério da Saúde, OMS, Organização Pan-Americana de Saúde etc.


6) Cuidado com o plágio: Além de ser crime, é antiético copiar o trabalho de outro autor. Portanto, cada informação que for citada que não seja de sua autoria deve conter a referência.


Caso você tenha dúvida em qualquer uma das etapas da elaboração do seu trabalho acadêmico, conte conosco. Faremos um orçamento acessível, atendendo a todas as suas necessidades.

Entre em contato conosco pelo e-mail: m.consultoria.educacional@gmail.com


13 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por  M. Consultoria Educacional